Blockchain e Ativos Digitais

Seu Estado
Não Inscrito
Preço
R$ 2.800,00

Objetivo do Curso: Na última década, o mercado financeiro tem passado por profunda transformação, em grande parte impulsionada pela evolução de novos negócios a partir da adoção de tecnologia. Neste contexto, destaca-se a tecnologia do blockchain, que propicia a criação de novos produtos, mercados e modelos de negócios, e tem chamado a atenção do mercado e dos reguladores. O presente curso pretende introduzir os principais conceitos por trás do blockchain e sua aplicação no mercado financeiro, incluindo os desafios regulatórios inerentes.

Público-alvo: Empresários, profissionais que atuem no mercado financeiro e demais interessados em entender como o blockchain e a tokenização podem ser usados para captação de recursos.

Pré-requisitos: Nenhum

O curso analisará:

  1. Como funciona o protocolo blockchain;
  2. Taxonomia e principais conceitos da criptoeconomia;
  3. Disciplina jurídica dos ativos virtuais no Brasil;
  4. Token e Valores Mobiliários;
  5. DeFi e Finanças Descentralizadas;
  6. Casos práticos de aplicação do blockchain no mercado financeiro;
  7. Moedas soberanas digitais (CBDC).

Metodologia: o curso adotará metodologia envolvendo três eixos:

(i)               Leituras preparatórias indicadas aula a aula, para subsidiar o debate em sala

(ii)              Atividades dinâmicas exercidas pelos alunos em sala, baseadas: (i) em estudo de casos previamente disponibilizados ou (ii) exercício proposto para resolução em sala.

(iii)            Apresentações expositivas pelos professores como função de sistematização do conhecimento.

Avaliação: elaboração de uma proposta de estrutura de securitização de recebíveis para uma empresa brasileira de livre escolha (real ou fictícia), utilizando mecanismos estudados no curso, indicando (1) a estrutura contratual básica a ser adotada; (2) fluxograma de etapas (a) da estruturação inicial da operação (captação dos recursos) e (b) do pagamento dos títulos de securitização ao investidor; e (3)  impactos fiscais básicos para o cedente ou devedor. O formato a ser utilizado também será de livre escolha do aluno.

Aulas às segundas e terças-feiras, das 19hs às 21h30min, a partir de 22 de agosto.

*Sujeito a alterações em função do número mínimo de alunos por turma.

Rolar para cima